John Locke nasceu em 29 de Agosto de 1632 em Wrington (Inglaterra), filho de um pequeno proprietário de terras. Teve uma vida voltada para o pensamento político e desenvolvimento intelectual, estudou filosofia, medicina e ciências naturais na Universidade de Oxford. É considerado um dos mais importantes pensadores da doutrina liberal, e acreditava que a busca do conhecimento ocorria através de experiências e não por deduções. Foi morar na Holanda, retornando para a Inglaterra somente em 1688, após
o restabelecimento do protestantismo. Locke foi nomeado ministro do Comércio, em
1696. Ficou neste cargo até 1700, onde precisou sair por motivo de
doença. Morreu em Oates em 28 de Outubro de 1704.
John Locke foi também fundador do empirismo. Teoria que afirmava que o conhecimento era determinado pela experiência, tanto de origem externa, nas sensações, quanto interna, a partir das reflexões. Estudou as obras de Francis Bacon e René Descartes. Locke afirmava que todos os homens ao nascer tinham direito à vida, à liberdade e à propriedade. Sua teoria foi de encontro ao absolutismo na Inglaterra.
ResponderExcluirAlana Fernandes
Locke acreditava que para obter a verdade é necessário utilizar a razão e sua obra se caracteriza pela oposição ao autoritarismo. Ele exerceu enorme influência sobre os pensadores de sua época e foi uma das principais referencias para os revolucionários do século 18.
ResponderExcluirSarah Catherine
John Locke foi um importante filósofo inglês, foi um ideólogo do Iluminismo e do liberalismo. Criticava direito divino dos reis, para ele a soberania não reside no Estado, mas sim na população.
ResponderExcluirFernanda Quedma
Locke defendia a garantia dos direitos de um povo (proteção da vida, da liberdade e da propriedade). Para ele, esses direitos deviam ser prioridade de um governo, e se os governantes não pudessem, ou não quisessem respeitar esses direitos, o povo poderia derrubá-los e substituí-los por alguém melhor.
ResponderExcluirBeatriz Leme
John Locke (1632-1704) foi um filósofo inglês. Fundador do empirismo. Teoria que afirmava que o conhecimento era determinado pela experiência, tanto de origem externa, nas sensações, quanto interna, a partir das reflexões. Em sua obra "Dois Tratados sobre o Governo", contestava o absolutismo e a doutrina do direito divino dos reis.
ResponderExcluirLucas Reis
Locke foi um grande filósofo, teve sua vida voltada para o pensamento político, além de ser fundador do empirismo. Foi de grande influência para os filósofos de sua época.
ResponderExcluirMariana