segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Teoria Liberalista

- Liberalismo Clássico é uma forma de liberalismo que defende as liberdades individuais, igualdade perante a lei, limitação constitucional do governo, direito de propriedade, direitos naturais, proteção das liberdades civis e restrições fiscais ao governo.  
- Liberalismo Político baseia-se na liberdade do cidadão, bem como no afastamento do Estado nas responsabilidades e pensamentos do mesmo .

Teoria de Adam Smith 
  Adam Smith tornou-se um dos principais teóricos do liberalismo econômico. Sua principal teoria baseava-se na ideia de que deveria haver total liberdade econômica para que a iniciativa privada pudesse se desenvolver, sem a intervenção do Estado. 
"A riqueza de uma nação se mede pela riqueza do povo e não pela riqueza dos príncipes."
"Nenhuma nação pode florescer e ser feliz enquanto grande parte de seus membros for formada de pobres e miseráveis."

Teoria de Jean-Jacques Rousseau  
    Rousseau: acreditava na liberdade dos homens: na medida em que nasciam todos iguais e, por meio de sua livre vontade,criavam as leis e organizavam a sociedade. Rousseau foi grande defensor da democracia como expressão da vontade geral da população de uma nação. Criticava o excessivo racionalismo, que, a seu ver, reprimia os sentimentos. 
  
Teoria de Montesquieu 
    Era contra o absolutismo. Fazia críticas ao clero católico, principalmente, sobre seu poder e interferência política. Defendia aspectos democráticos de governo e o respeito as leis. Defendia aspectos democráticos de governo e o respeito as leis. Defendia a divisão do poder em três: Executivo, Legislativo e Judiciário.



8 comentários:

  1. O pensamento liberal teve sua origem no século XVII, através dos trabalhos sobre política publicados pelo filósofo inglês John Locke. Já no século XVIII, o liberalismo econômico ganhou força com as idéias defendidas pelo filósofo e economista escocês Adam Smith.

    Larissa Oliveira

    ResponderExcluir
  2. A teoria liberalista defendia o racionalismo, o antropocentrismo, repúdio aos valores medievais, defendia o método cientifico e a autonomia intelectual. Filósofos como Adam Smith, John Locke e Montesquieu defendiam esses mesmos ideais.
    - Sarah Catherine

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. O pensamento liberal com as teorias de Adam Smith (liberalismo econômico) e John Locke (liberalismo politico) movimentou a sociedade do seculo XVII e XVIII
    Mariana

    ResponderExcluir
  5. A teoria liberalista com o liberalismo politico que apresentava John Locke como principal filosofo e o liberalismo econômico de Adam Smith, e defendia a liberdade individual e outros princípios .
    Fernanda Quedma

    ResponderExcluir
  6. Adam Smith deu um suporte ao enaltecimento das liberdades individuais (sem querer com isso desqualificar o Estado como representante do bem comum, como seria feito posteriormente) na ideia que as ações individuais movidas exclusivamente pelo interesse próprio seriam guiadas infalivelmente por uma 'mão invisível' no sentido da realização do bem comum.
    Beatriz Leme

    ResponderExcluir
  7. Podemos citar como princípios básicos do liberalismo:

    - Defesa da propriedade privada;
    - Liberdade econômica (livre mercado);
    - Mínima participação do Estado nos assuntos econômicos da nação (governo limitado);
    - Igualdade perante a lei (estado de direito);

    Na década de 1970 surgiu o neoliberalismo, que é a aplicação dos princípios liberais numa realidade econômica pautada pela globalização e por novos paradigmas do capitalismo.
    Alana Fernandes

    ResponderExcluir
  8. Locke retira a religião do âmbito do Estado. O Estado não pode interferir em questões religiosas nem a religião em questões próprias do Estado. A concepção política é extremamente secularizada. Diz ele: "Toda a jurisdição do magistrado diz respeito somente a esses bens civis (Observação do prof. Laerte: esses bens são a vida, a liberdade, a saúde física, dinheiro, etc...) ... e que não deve e não pode ser de modo algum estendido à salvação das almas....".

    ResponderExcluir