segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Contexto Histórico

      John Locke: um dos principais ideólogos do liberalismo.
      O liberalismo surgiu através da luta histórica da burguesia para superar os obstáculos que a ordem jurídica feudal opunha ao livre desenvolvimento da economia. É uma doutrina política e econômica que no inicio limitava o poder estatal em beneficio da liberdade individual. 
Princípios do liberalismo:

- Defesa da propriedade privada;
- Liberdade econômica (livre mercado);
- Mínima participação do Estado nos assuntos econômicos da nação (governo limitado);
- Igualdade perante a lei (estado de direito);


11 comentários:

  1. O liberalismo é um conjunto de princípios e teorias políticas, que apresenta a defesa da liberdade política e econômica. Acreditava no progresso da humanidade a partir das forças socias e era contra a qualquer tipo de opinião de autoridades sobre a má conduta da sociedade. Assim o liberalismo era defensor da liberdade individual.
    Alana Fernandes

    ResponderExcluir
  2. Liberalismo é uma doutrina política e econômica que, em suas formulações originais, postulava a limitação do poder estatal em benefício da liberdade individual. Fundamentado nas teorias racionalistas e empiristas do Iluminismo e na expansão econômica gerada pela industrialização.
    Mariana Carvalho

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Liberalismo é uma doutrina que defende a liberdade individual,foi a ideologia política da burguesia (liberal), que tornou-se uma corrente doutrinária de importância na vida política, econômica e social dos estados modernos. O principio desse pensamento teve inicio no século XVII através dos trabalhos políticos de John Locke.
    Fernanda Quedma

    ResponderExcluir
  5. O liberalismo parte da ideia de que o homem nasce livre, tem a propriedade dos bens da natureza ou adquire por seus méritos, e quando maduro tem liberdade para orientar a sua vida da sua forma.
    Trouxe pontos positivos como o livre mercado, ajudando na troca de mercadorias na sociedade e a igualdade de todos perante a lei, entretanto isso ainda não aconteceu de verdade, pois a desigualdade social ainda é muito grande.
    Sarah Catherine

    ResponderExcluir
  6. Frases de John Locke

    - "Não se revolta um povo inteiro a não ser que a opressão seja geral."
    - "A leitura fornece conhecimento à mente. O pensamento incorpora o que lemos".
    - "As ações dos seres humanos são as melhores intérpretes de seus pensamentos".

    ResponderExcluir
  7. Liberalismo pode ser resumido como o postulado do livre uso, por cada indivíduo ou membro de uma sociedade, de sua propriedade. O fato de uns terem apenas uma propriedade: sua força de trabalho, enquanto outros detêm os meios de produção não é desmentido, apenas omitido no ideário liberal. Nesse sentido, todos as homens são iguais, fato consagrado no princípio fundamental da constituição burguesa: todos são iguais perante a lei, base concreta da igualdade formal entre os membros de uma sociedade.
    Beatriz Leme

    ResponderExcluir
  8. O pensamento liberal reinou hegemônico até o início do século XX. As mudanças trazidas pelas duas revoluções industriais, a Primeira Guerra Mundial e a Revolução Russa de 1917, e mais tarde, da quebra da bolsa de Nova Iorque em 1929, fizeram com que a doutrina liberal entrasse em declínio. Mais recentemente, na década de 90, surge o neoliberalismo, resgatando boa parte do ideal liberal clássico.
    Andressa G.

    ResponderExcluir
  9. John Locke sendo um grande filosofo exerceu muita influência sobre o pensamento político. Ficou conhecido pelo conceito de tábula rasa, que se resume em que as pessoas nascem sem saber de nada, mas a vida em sociedade ensina a nos tornar o que somos, e elaborarmos a partir disso o nosso conhecimento, e conceito sobre tudo. Pode-se dizer então que todo mundo pode cometer erros, pois ninguém é dono da verdade e da razão.

    Ithana Sales

    ResponderExcluir
  10. Locke criticou a teoria do direito divino dos reis, formulada pelo teólogo e bispo francês Jacques Bossuet. Para Locke, a soberania não reside no Estado, mas sim na população. Embora admitisse a supremacia do Estado, Locke dizia que este deve respeitar as leis natural e civil.
    Marcos Bruno

    ResponderExcluir
  11. Locke foi o ultimo grande filosofo a defender a escravidão , não a baseada em princípios relacionados a raça , mas sobre a escravidão pós derrota em guerra

    ResponderExcluir